Cose di croniche

As crónicas que saem do Cose Tante. Ou não.

Clube das mães I – versão melhorada (espero)

with 2 comments

Há uma seita um grupo de mulheres que entram depois de terem um filho para um clube. O das mães.
O clube das mães não inclui pessoas que têm crianças e as vêem como tal. Chamo-lhe “das mães” porque é como se definem e distinguem dos restantes mortais. “As mães” percebem e compreendem-se umas às outras e dizem-no – “pois, só quem é mãe, é que percebe”. De um dia para o outro são militantes da maternidade. Não tiveram um filho. Foram mães.
Detectam-se bem em open space. Têm grandes planos das crias, tiradas a cores em folhas A4, na Xerox da empresa, nos biombos. De gatas, a andar, no baptizado. Sim, que neste clube as crianças não têm graça sujas, com a mão na papa ou lambuzadas de chocolate.
Há verdadeiras competições entre as associadas: os dentes, o palrar, o sentar, o andar e o falar são itens-chave que todos têm de atingir. Para todas há secretamente um tempo certo para o fazer, e é invariavelmente aquele em que o seu o fez. Dão o benefício de um mês mais, um mês menos e é tudo. Se o filho de outra teve dentes aos 4 meses, justificam-se: “ah ela é precoce nos dentes…” Gosto destes patamares e vocabulários de mãos dadas: “precoce nos dentes” é uma expressão que jamais me ocorreria.
Como as outras mães, passaram a saber o que baixa melhor a febre como dar banho. A diferença é que o apregoam e anunciam e juntam a estas habilidades pérolas como “as mães sabem cortar bolos”. Ainda que os pequenos ainda não mastiguem, oiço disto mais frequentemente do que, acredite-se, gostaria.
Os nomes são de modas e como tal, sazonais. As Beatrizes e os Rafas têm todos entre 4 e 6 anos, os Rodrigos 3 a 1. Há a variante irmãos-com-a-mesma-inicial que, por coincidência, é a do pai. Mas todas falam convictas da sua originalidade. Falam dos dentes, das cólicas, do come não come, dorme não dorme. Repete-se cada vez que alguém tem um bebé. As mesmas conversas, perguntas e palpites. “Não o habitues à mama.”, “Não lhe dês colo a mais”, “ah isso são manhas” são conselhos magnanimamente oferecidos às recém-filiadas em tom, de preferência, “alto para que toda a gente oiça”.
Descrevem os partos à refeição, bem como as maravilhas e dores da amamentação ou cocós e diarreias. Brindam os presentes porque “é de bebés, não tem mal”.
Uma das coisas que as une, especialmente se tiverem rapazes, é o cabelo. O choque de mães, colegas e amigas quando a criança “sofre” a desgraça que é um corte de cabelo (que já estava comprido demais e me faz confusão o acordar de sestas a transpirar, e nem sequer é particularmente bonito a maior parte das vezes). As fotos chegam via mail e ouvem-se os espantos e indignações por todo o lado: “Ooooh! Então foram-lhe cortar os caracois?! Não acredito!”
Acho fascinante a repetição, o esgotar de frases feitas, mas isso passa-se um bocadinho por todo o lado e tema, já não deveria causar-me espanto. Só que não tenho esse poder de abstracção e além disso quero escrever!
Assim, deixo aqui o meu apreço às mães do clube por todo o material que me dão e continuarão a dar certamente para me ensaiar em crónicas ou tentativas de. Muito e muito obrigada.
São muito felizes “as mães”. E eu como outras pessoas, somo-lo também, mantendo-nos à margem. As crianças não sei. Nem no clube das mães se sabe e pouco importa.
(a primeira versão foi publicada aqui e aqui).
Anúncios

Written by Marta

Dezembro 19, 2008 às 7:32 pm

Publicado em Interlúdio musical

Tagged with

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Adorei! Esta correctissimo!

    Joaninha

    Janeiro 5, 2009 at 4:34 pm

  2. 😉 a continuar, que isto não tem fim, claro…

    Marta

    Janeiro 12, 2009 at 12:21 pm


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: