Cose di croniche

As crónicas que saem do Cose Tante. Ou não.

O Brás do bacalhau

with 4 comments

Hoje fiz atum à Brás e pensei no Brás do bacalhau. Quem era?
Ainda não fui investigar mas já desenvolvi todo um drama em volta do Brás e seus derivados.
Há o bacalhau à Brás e eu não sei se Brás é homem, mulher, antigo ou muito antigo. Mas atribuo-lhe logo o atum, o frango e os cogumelos. E o que mais se fizer da mesma maneira.
Hoje enquanto a cebola e o azeite já cheiravam pela casa – o refogado pode ter-me subido à cabeça para me dedicar a tal assunto, admito – pensava:
“mas à Brás porquê? E posso invadir assim a obra de alguém, com cogumelos e frango? E se Brás não comia carne? Dizer que é tudo à Brás se se empenhou foi no bacalhau?”
por falar em bacalhau, juntar o atum
“E se não foi a mesma pessoa, será justo para quem se lembrou do atum cozinhado assim, que Brás fique com os louros?”
as batatas agora, e deitar tudo num tacho
E quanto mais pensava mais me embrenhava em teorias e pior, dúvidas sobre o que é correcto ou não atribuir a este Brás.
bater os ovos e envolver
“Por outro lado, como sei que não foi um/a Brás? Uma pessoa que só comia o que tudo fosse acompanhado de batata palha e envolvido em ovos? Uma mania. Há quem só queira bitoques ou saladas, Brás podia querer tudo amarelo.”
Digo bacalhau à Brás desde que me lembro e não sei quem era Brás.
Há ainda a questão de o facto de mesmo sendo feitos da mesma maneira, o bacalhau ser à Brás, o atum à Sequeira, o frango á Brito, os cogumelos à Mendonça, gerar a maior das confusões.
“Que fizeste hoje?”
“Atum à Brás”
Digo bacalhau à Brás desde sempre e desconheço se o/a Brás fazia atum. Não sei tão pouco se apreciava atum. Ou frango. Ou cogumelos. E podia gostar de cada uma destas coisas mas sem batata palha e ovos. Ou de todas juntas. Sem ovos. Ou batatas.
Quando me sentei para jantar, percebi que qualquer coisa que Brás fizesse seria sempre à Brás independentemente de quem a tivesse criado. Por isso, esta problemática começa e acaba nesta crónica.
Written by Marta

Março 11, 2009 às 10:58 pm

Publicado em Uncategorized

4 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Eh pá! Nem sei se vou conseguir dormir, agora que levantaste esta questão importantíssima para a humanidade. E para Portugal também.;)Agora a sério, também não faço ideia quem era Brás. Mas o que interessa, é que seja carne ou peixe, fica muito bem envolvido em batata palha e ovos!Beijinhos!

    Paula

    Março 26, 2009 at 1:12 pm

  2. o brás era um senhor do Porto que inventou a receita do bacalhau, agora atum á bráz é para mim novidades

    Aurélio Estorninho

    Abril 15, 2009 at 4:52 pm

  3. Ideias que me apetece deixar por aqui.Obrigada pelos comentários.

    Marta

    Maio 17, 2009 at 9:55 am

  4. Eu acho que o Sr. do Porto que inventou uma receita de bacalhau se chamava Gomes Sá daí o Bacalhau à Gomes Sá

    JB

    Junho 4, 2009 at 2:18 pm


Deixe uma Resposta

