Cose di croniche

As crónicas que saem do Cose Tante. Ou não.

Reclamos: pilhas de loiça e gargalhadas

with 3 comments

Lembro-me de ver em pequena aqueles anúncios de que todos nos lembramos: o patim do cif a riscar a banheira (why would anyone…?), ou o do Martini (o índio, o índio que ficava entalado num cenário!), o Molico e o do Feno de Portugal.

No intervalo do Bana e Flappy o “tens uns dias de atraso…?” – o ponto de interrogação desenhado com o dedo no vidro embaciado. Ou as fantasias de Natal, chocolate de leite. Os glutões do presto, o Fiat Regata e a lambona da Planta.Lembro-me de ver em pequena aqueles anúncios de que todos nos lembramos: o patim do cif a riscar a banheira (why would anyone…?), ou o do Martini (o índio, o índio que ficava entalado num cenário!), o Molico e o do Feno de Portugal.

Lembro-me destes e outros. Mas lembro-me em particular de como me espantaram sempre os anúncios a detergentes. Pilhas de pratos imundos, nódoas nojentas em tecidos e toda a gente muito feliz com a ideia de despachar tudo aquilo.

Os de roupa não mudaram. Continua a sujar-se tudo, como se o dia-a-dia de todos fosse o de um pedreiro que acumula funções de limpa-chaminés e afoga mágoas em tinto, chocolate e molho de lombo no forno. Não passa nada. Aparece sempre um sorriso entre lençóis – há sempre estendais em campos verdes – para dizer que é tão bom estar assim tão sujo, que agora é que vamos ver como é eficiente aquele esfregar de roupa à mão antes no tanque, agora no alguidar. Agora não, que já nem se esfrega nada.

Parece-me do que vejo nos anúncios que os novos detergentes são a versão líquida do estalar de dedos da Mary Poppins. Ali, são em gel pastoso e brilhante e comem nódoas. Chegaremos ao glutão um dia destes, tenho essa esperança.

Os anúncios a detergentes de loiça conseguiam o absurdo. No fim de uma refeição, o que se quer é descanso. Arrumar apenas o necessário e sentar, deitar, qualquer coisa menos cozinha. E aquela gente muito feliz porque faz muita espuma, uma gotinha lava tantos e mais não sei quê. Chegavam a rodopiar de filhos ao colo, em slow motion, no meio de gargalhadas. Sempre ouvi em casa “muito feliz fica esta gente com a loiça por lavar”. Eu percebia a ironia, mas aquilo marcou-me na mesma.

Devo confessar que gosto do aspecto de detergentes que se põem a seco nas nódoas. Aquele gel espesso que vem em verde, azul, cor-de-rosa, todas as cores do arco-íris.

Ontem via televisão e… não sei se já viram umas, nem sei como se chamam… Umas pastilhas? Não. Pastilhas são aquelas de pó compacto que podem ou não ir à máquina com o invólucro. E que agora até já há com uma bolinha amorosa no meio. Não são essas. Bolsas? Não sei. Sei que são maravilhosas. Lembram aqueles sabonetes líquidos com formas de estrelas-do-mar, peixes e borboletas. São pequeninas e o desenho forma um quase yin yang em amarelo e azul. Ai… preciso tanto de uma coisa dessas!

E subitamente percebi porque mudaram os anúncios de detergentes. Porque crianças da altura como eu já não vamos em gargalhadas no trabalho doméstico. Nós só lá vamos se tudo tiver aspecto de goma.

Anúncios

Written by Marta

Abril 16, 2009 às 4:36 pm

Publicado em Uncategorized

3 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. São boas são. Na máquina que trincá-las, ainda não.(a mi me encanta não ter de tirar o invólucro – é sempre a aviar)

    Cool Mum

    Abril 16, 2009 at 5:03 pm

  2. e o problema da escolha? uma pessoa pára no hiper em frente da prateleira dos detergentes e não sabe o que levar…eu só quero que lave a loiça, a roupa, o chão. Ele é o aroma disto, daquilo. Com amaciador, abrilhantador, 50 em 1 e por aí fora. Dilemas da vida quotidiana 😛 bjs

    gi

    Abril 21, 2009 at 4:01 pm

  3. Sem duvida se há evolução que corre bem é esta lolThanks

    Marta

    Maio 17, 2009 at 9:57 am


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: