Cose di croniche

As crónicas que saem do Cose Tante. Ou não.

Das maneiras no metro (pode substituir-se o meio de transporte)

with 6 comments

É uma questão de mentalização: esqueça tudo em que sempre acreditou. Vejamos o que seria tão simples mudar.
Os torniquetes são máquinas, não são gente. Festas, murros, malas atiradas não os vão fazer mais eficientes. Se se afastar um bocadinho vai mais longe e poupa o conteúdo da sua mala. Se tem alguma coisa a dizer, diga de forma a que se oiça e de preferência se perceba. Suspiros e bufos de exasperação quase nunca adiantam grande coisa.
Não, não conseguimos passar todos ao mesmo tempo na porta do metro. E não, não é suposto entrarem uns e saírem outros ao mesmo tempo, ainda que sempre pela direita. Se se deixar sair, fica mais espaço para quem entra. É de caras. Evite o afunilamento do caminho de quem sai e o tropeção sobre quem entra. Ficar de lado à porta e deixar que se saia para depois entrar, faz milagres.
Não precisamos todos de saber da vida uns dos outros. O tom que usa deve ser suave, quase um sussurro. Se falar alto, quando tiver de gritar por socorro, ninguém o levará a sério. O mesmo se aplica à música: use e abuse dos headphones. Nos transportes há condutores, não precisa do kit mãos livres a funcionar.
Tenha noção das variações diárias do seu próprio volume: se levar uma mochila às costas, chapéu-de-chuva na mão ou iguana ao ombro, a sua distância de segurança será necessariamente diferente. Nem todos gostamos de partilhar os bens dos outros. Muito menos os que nos entram pelas costelas e olhos.
Se cheira mal, vá a pé. Melhor, não saia de casa. Ou tome um banho, daqueles em bom, que envolvem extravagâncias como água e sabão azul e branco.
Evite o contacto visual. Mal-entendidos todos temos de vez em quando, dispensa-se um suburbano copycat de filmes como Falling in Love. Obrigada.
É certo que temos momentos de intimidade quando somos muitos e o espaço pouco. É verdade que parados no túnel a semelhança com um filme catástrofe é imensa. E aceito até que há caras que já podemos dizer que “também vai no metro”. Mas não, não somos todos amigos.
Se tem livros, traga-os. Se não tem, leia os gratuitos, jogue no telemóvel. Distraia-se e abstraia-se. Inspire nas entradas, expire nas saídas. Respire fundo no fim de cada viagem e aplique o ioga ao passar nos torniquetes. Vai ver que se diverte.
Anúncios

Written by Marta

Maio 13, 2009 às 1:54 pm

Publicado em Uncategorized

6 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Muito bom!

    bifinha

    Maio 13, 2009 at 2:07 pm

  2. “se levar uma mochila às costas, chapéu-de-chuva na mão ou iguana ao ombro” acrescenta aí um cão, se faz favor. Sim, um cão. Adulto. De porte médio. E não, não me refiro a cão guia. E muito menos ao cão (cães?) daqueles putos dos acordeões.Isso…um cão. Ao colo na entrada, sentado no banco já lá dentro. Terá pago bilhete?

    kooka

    Maio 13, 2009 at 2:07 pm

  3. o gatinho está a ficar assanhado, é tudo uma questão de abstracção ou fair play. Tirar o melhor partido das situações…é um caminho, rir de si e também dos outros.É que há coisas que são mesmo de rir a bom rir!Quem sou eu?

    Maria Teresa

    Maio 13, 2009 at 2:50 pm

  4. Já que esta “cronicheta” foi dedicada à minha pessoa, não podia deixar de postar algo. Antes de mais – MUITO OBRIGADO! Gostei imenso e como já se vai tornando um hábito —»»» LOOOL.E da próxima vez que passar por um torniquete, vou seguir o conselho – aplicar o ioga… deve ser “fantastic”. Assim, andar de metro é cool.Continua, para quando fores famosa, eu possa dizer “A Pinilla (ou Marta S.”) já me dedicou uma “cronicheta”. O talento é sempre recompensado…@Adamastorlx

    João Telo

    Maio 13, 2009 at 5:14 pm

  5. sinto-me melhor agora que pus isto por escrito (dedicada ao João, confirmo).Cão, portanto… deixa cá anotar.Ainda bem que gostaram! Obrigada.

    Marta

    Maio 17, 2009 at 9:59 am

  6. Muito bom mesmo…

    Sam

    Agosto 28, 2009 at 12:59 am


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: