Cose di croniche

As crónicas que saem do Cose Tante. Ou não.

Clube das mães III

with 2 comments

No clube das maes distorce-se tudo. Os meninos não são criancas que corram e se sujem. Qualquer vestígio de transpiração e camuflado com uma proeza nova ou essa grande qualidade que e ser um reguila.Também não são criancas que digam palavras simples como vaca, cão, gato ou mesmo miau. E quando tem a graça de dizer que toda a vaca e vaca mimosa a mãe compõe, ajeita e estraga o momento. Dito pelo miúdo teve graça, apontado pela ame – agora tudo o que e vaca e mimosa vejam só – perdeu-a.
As mães do clube são mães acima de terem filhos, já se sabe que e a regra base. Tratam-se por mães durante gestações e em aniversários. Tomam um tom delico-doce com as que esperam bebe e ensinam-nas. Tudo estaria bem não fossem disparates como “Ah achas? Destartarização sem anestesia?”
Juro que ouvi mesmo nem há uma semana o que poderia ter como caricatura num destes textos. Descrevo a cena: mães das mães aconselha, recomenda e diz alarvidades a uma mãe to Be. Quando se afastam a primeira, que esperava o momento de poder falar ainda mais alto, avança triunfante: “Ah isso é mesmo assim. És mãe desde o dia em que sabes”.
Estas mães pasmam – e anunciam que o clube vive do pregão, direi pregação? – se num filme aconteceu mal a uma criança e “acreditas que não chorei?” é sinal de que algo não está bem.
Correm para casa a fazer “qualquer coisa para comer a correr” para se irem deitar com os miudos. Imagino maridos deixados de lado em casa, na vida.
As conversas nunca mudam: as rotinas, os partos, dentes e cocós. Tudo o que qualquer outro pai conhece mas elevado ao infinito. Sentam-se chegadas do ultimo spot e riem: “ai caraças pá, a conversa vai sempre dar as crianças” e retomam na ilusão de que falam dos rebentos. Não, estas mães falam de si, tudo lhes está relacionado ou e devido. Menos o mau, esse as crianças herdaram da sogra.

Anúncios

Written by Marta

Maio 16, 2009 às 2:26 pm

Publicado em Uncategorized

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Bom ponto de vista… Estas mães, depois admiram-se de ficarem sem maridos (se já não ficaram).”Menos o mau,esse as crianças herdaram da sogra.”- nunca ouvi esta. Excelente. 5 estrelas.E já ouviste falar no campeonato do “Clube das Avós”?, onde se disputa o trofeu de “o mais lindo”; “o mais inteligente”; “o mais-que-tudo-que-podia-ser-deus-do-olimpo”? Não!? Olha que a disputa é renhida.Beijinhos

    João Telo

    Maio 17, 2009 at 5:02 pm

  2. Belo ponto de vista! Acho que não me enquadro neste clube de mães, felizmente!

    Andreia

    Maio 20, 2009 at 1:03 pm


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: