Cose di croniche

As crónicas que saem do Cose Tante. Ou não.

Todos os anos os feriados de Junho

with one comment

Todos os anos os há e sabem sempre bem a quem os goza.
Certo há sempre o 10 de Junho.O Corpo de Deus que é móvel e este ano é a 11. Depois, o 13 para alguns concelhos, 7 para outros e mais haverá cujas datas desconheço.
Com os feriados de Junho há também todos os anos as mesmas conversas. De quem – como eu este ano – aproveitou para umas férias: “só se gastam 3 dias!”; de quem vai trabalhar: “está-se tão bem, tudo calmo, pouco trânsito/lugar nos transportes…”.
O tempo, que todos os Junhos é incerto também desenterra a frase-feita do ano anterior: “para praia é que se calhar não dá…” ou o oposto “já se pode fazer uma praia”.
Mas nada disto me maça, fascina ou espanta. O que me deixa sempre admirada é o facto de as pessoas não saberem – e sobretudo não quererem saber – por que motivo é feriado. É um clássico. Oiço constantemente “qual é o santo?” seja véspera de Corpo de Deus ou 25 de Abril. Feriado movél é coisa que os portugueses ignoram literalmente.
Mais que a ignorância ou falta de interesse deixam-me perplexa comentários como o que ouvi a semana passada. Passo a contar.
Era manhã, ainda antes das oito. Comboio com pessoas ensonadas, mais um dia de trabalho, poucas conversas. Atrás de mim, um casal conversava, ou desconversava como fazem tantos. O diálogo entrava já nos monossílabos e grunhidos quando ela resolveu desanuviar a coisa:
– Quando é que é o feriado? Quarta e Quinta, né? Entao para o ano é Quinta e Sexta. (sic)
Ora como é que hei-de explicar o que senti? Não foi o facto de ela nem se dar ao trabalho de pensar quantos 10 de Junhos viveu seguidos de outro feriado. Foi isso, mas com a agravante do despacho de “para o ano é que vai ser bom!”.
No 10º ano o primeiro texto de Filosofia que lêmos começava com a pergunta “Importa-se de me dizer se sabe pensar?” na altura ri-me. Quanto mais cresço, mais sentido me faz a pergunta.
Anúncios

Written by Marta

Junho 10, 2009 às 3:44 pm

Publicado em Uncategorized

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. lool espectacular! ainda bem que não se lembrou que daqui a uns anos os dois feriados calham ao fim de semana =D

    Fragoso

    Junho 12, 2009 at 12:29 am


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: