Cose di croniche

As crónicas que saem do Cose Tante. Ou não.

London calling

leave a comment »

Vou a Londres. Sempre que digo que nunca lá estive, sinto-me a Mafaldinha na tira da televisão-serei-um-bicho-raro? Não porque toda a gente que conheço lá tenha ido. Os meus pais foram a Londres mais vezes que a qualquer outra cidade, e acho que por isso me ficou sempre a sensação que aquela era a primeira cidade a conhecer. Não foi. Ficou o trauma ilustrado por Quino.
Estou naquela fase pré, em que a ideia que tenho de um lugar é redutora, e me fará sentir básica depois de lá estar. Não faz mal. Tenho andado a isolar as “Londres”, como a Londres de Sherlock Holmes, Londres do Harrods, da Hamleys a Londres da Mary Poppins, a Londres da II Guerra, a Londres do Tottenham.
A Londres do meu livrinho Ladybird. Eu explico: é um livro/souvenir do Royal Wedding de 29 de Julho de 1981.Pois, o de Carlos e Diana. Ah, a princesa Diana… Sim, eu sei. Riam à vontade, pensa-se logo no que deu. Mas essa não é a princesa dos meus quatro anos, como se compreenderá. Em 81 ninguém sabia no que ía dar, nem ninguém queria saber. E com quatro anos, era a primeira vez que via uma princesa, com vestido de princesa, com casamento de princesa. Diana era o mais próximo, em carne e osso, da Cinderela. A diferença, percebi mais tarde, é que os Versace não são feitos por ratinhos e passarinhos cheios de amor e carinho. O livro foi-me dado pela minha mãe, tal o estado em que ficava com aquele casamento (o evento, naturalmente) e tem uma dedicatória “para a Marta princesa”. Coisas de filhas e mães, coisas de quatro anos a sonhar com seda selvagem (sem saber o que isso era), carruagens e grinaldas.
Não vou à Londres de Diana, fear not. Já não tenho quatro anos e sei mais qualquer coisa. De qualquer maneira, darei um pulinho a St Paul’s.

Written by Marta

Agosto 14, 2010 às 11:39 pm

Publicado em Interlúdio musical

Deixe uma Resposta

