Cose di croniche

As crónicas que saem do Cose Tante. Ou não.

De ontem. Disclaimer (ou parte I), sort of

with 7 comments

Vou ao futebol porque gosto, porque me apetece. Vou há anos e não tendo estado em muitos estádios, estive em alguns e em lugares diferentes (de repente que me lembre estive em Barcelos, Faro, Setúbal, Restelo, Estoril e Antas). Estive no peão do Barreirense duas horas em bicos dos pés. Quem não esteve num peão não me fale em condições boas ou más. Mas estive, e na altura também não me queixei. E fui à Luz, claro, nunca fui daquelas pessoas que “à Luz nem pensar”, e sem ser derrotas nunca tive razão de queixa. Fui várias vezes ter a Alvalade para todos juntos irmos para a Luz, e tirando um outro empurrão da polícia para me chegar mais para dentro, ou pedras (pedrinhas, vá) a voar de bancada para bancada da última vez que lá tinha ido (um 1-3 para a taça há mais de dez anos), nunca aconteceu nada de especial.
Outra coisa que eu faço muito é andar sozinha. Sim… ontem também fui sozinha. E não há motivos para espantos, acabou por ter de ser assim. Eu escolhi não ir ter a Alvalade que para isso sim, já não tenho idade. Decidi que ía para a mesma bancada mas chegaria antes, sem confusões nem apertos à entrada. E foi o que fiz. O estar sozinha em determinadas situações é mais fácil. Chego-me para o lado, faço-me transparente e safo-me. Sempre fiz isto em situações de maior agitação. Nunca estive em confrontos de nada, e houve alturas em que Sporting e Benfica jogavam ao mesmo tempo em Lisboa e nos cruzávamos uns com os outros. Lembro-me de pés a bater no chão, correrias e pouco mais que isso. Eu aproveitava-me bem do facto de ser menina e passar despercebida se me afastasse calmamente. Tudo isto só para dizer que não fui ontem sem saber com o que contar, nem foi a primeira vez que o fiz. Sei por onde andar, onde me manter e não dar muito nas vistas.
E depois o estar sozinha na bola dá em 5 ou 6 protectores se precisar. Nota-se bem que há quem fique de olho quando vê uma mulher sozinha. E não só por esse motivo que estás a pensar. Até pode ser se estiver a correr tudo bem, mas em golos ou apertos há sempre quem tome aquela postura de “deixa lá tomar conta dela”. Me likey, e ajuda-me a sentir em casa. Ao mesmo tempo ajuda-me a não deixar de fazer uma coisa que gosto só porque não tenho amigos que me acompanhem.
Dito isto, passemos ao lugar de ontem a que não chamaria jaula, mas se o fizer todos sabemos do que falo.
Fui cedo, queria entrar antes da rapaziada que vinha de Alvalade. Procurei a minha porta e quando lá cheguei vi a multidão ainda para lá da grade, estavam para entrar. Saltitei até à porta, revistaram-me (eu colaboro sempre nestas coisas, não me ponho com tretas) e subi. Subi com sete ou oito polícias que nesse momento entraram. Imagino que estivessem nas últimas verificações para o resto entrar.
Na bancada vi a tal jaula – que são “paredes” em acrílico dos lados, e rede à frente (seria o Parma que tinha isto há uns anos? diria que sim) – e perguntei a um senhor onde achava que era melhor sentar-me. Ele, solicito, explicou-me “quanto mais para cima mais longe da rede e menos dá por ela” e assim fiz, até porque queria ficar acima das claques e não metida no meio (há dez, quinze anos já fazia isto). E era verdade, não dei pela rede que tinha à frente. Único senão: quis muito não distinguir Javi Garcia de onde estava já que me parecia um grande jogo de subbuteo. Mas vi-o bem, sei onde joga e o seis ontem devia estar maior. Era isso, era. Mas também vi bem meu ric’Capel, e a coisa compos-e. Até ao golo… adiante, não é disto que se fala. Ah, quando voou a águia → thumbs up à rede, que medo (eu sei, eu sei que ela não iria ali, mas morro de medo de um pardal, uma águia é um pesadelo só de pensar).
Quem estava lá fora foi entrando, entrando, entrando. Ao intervalo ainda havia pessoas a subir a bancada. Eu no meu lugar, sempre tranquila. Não dei pelos lugares divididos, mas cheguei a twittar “mais uma pessoa e não cabemos todos”.
Já conto o fim depois do fim.

Written by Marta

Novembro 27, 2011 às 11:22 pm

7 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. “vou ‘a bola contigo” mas sem ir.

    Dores

    Novembro 27, 2011 at 11:35 pm

  2. Vai, agora tou mt curioso pela parte 2!!! és uma bela enroladora, tanto escreveste, e no entanto, estou de água na boca, como se nada estivesse revelado ainda!

    Helder Marques

    Novembro 27, 2011 at 11:48 pm

  3. “Ah, quando voou a águia → thumbs up à rede, que medo (eu sei, eu sei que ela não iria ali, mas morro de medo de um pardal, uma águia é um pesadelo só de pensar).”

    Um leão enjaulado puxado a tractor é que é lindo… lol Por acaso és uma lagartixa com humor 🙂

    Agora mais a sério. Sporting fez um bom jogo, quanto a mim não merecia perder, e penso que continuando neste caminho ainda vos vai dar muitas alegrias. Apenas critíco a atitude de alguns dirigentes que tentaram e tentam transmitir a ideia de que o que o Benfica fez foi um crime. Sentiste-te numa jaula? Sentiste-te insegura?

    Saudações do Canadá

    Marcio

    Novembro 29, 2011 at 5:27 pm

    • Só para que fique claro: eu não gostei do leão enjaulado em Alvalade. 🙂
      Não me senti em jaula e nunca me senti insegura em jogo nenhum, só naquele momento em que vi chamas até à cobertura do estádio. Mas quem me conhece sabe eu nunca vi a jaula como tal e não me incomoda minimamente que experimentem medidas de segurança em jogo com o Sporting.
      Obrigada pela visita e o comentário 🙂

      Marta

      Novembro 29, 2011 at 6:13 pm

  4. Nem sequer a conheço, gostei da forma como descreveu, li isto ( isto= dois últimos artigos, e um pouco muito pouco de outro mais antigo, de uma vinda de férias) por causa de um link num blog de um benfiquista, e vou pôr este blog que tem nome italiano nos meus favoritos/visitas muito frequentes … e ver no que dá :p

    Tiago F

    Novembro 29, 2011 at 11:28 pm


Deixe uma Resposta

